JUNTE-SE A NÓS NESTA MISSÃO!

JUNTE-SE A NÓS NESTA MISSÃO!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

"Não temas”. Quantas vezes aparece na Bíblia?

Por Pr. Paulo Henrique

Muitos afirmam com “tanta certeza” que a expressão “não temas” aparece 366 vezes na Bíblia. Muitos não ousavam questionar tal afirmação, pois quem teria coragem de sair folheando a Bíblia e contando uma a uma?! Agora com tantas versões da Bíblia para computadores é coisa de segundos.
Fiz uma rápida pesquisa, não com a intenção de dar uma resposta final para a pergunta acima, mas apenas para mostrar que muitos se contentam apenas em sair repetindo algo que ouviram sem procurar ao menos confirmar a veracidade de tal afirmação.
Na minha pesquisa utilizei duas versões em português e três em inglês. Além de utilizar a expressão “não temas”, pesquisei também a expressão “não temais”, muito utilizada no Novo Testamento. Já no inglês usei expressões equivalentes, tanto em inglês moderno como antigo (“do not fear”, “do not be afraid”, “be not afraid” e “fear not”). Abaixo segue o resultado desta rápida pesquisa com a expressão “não temas” e equivalentes somados:
* Almeida Corrigida Fiel – 84 vezes
* João Ferreira de Almeida Atualizada – 92
* King James Version (Versão do Rei Tiago) – 89
* Modern King James Version (Versão Moderna do Rei Tiago) – 119
* New American Standard Bible – 119

A estória de ter uma expressão “não temas” para cada dia do ano, como alguns afirmam, parecia tão boa – podem afirmar alguns. Minha intenção não é trazer desesperança ao coração de ninguém. Ao contrário, meu desejo é reafirmar as promessas e bênçãos de Deus para a vida daqueles que o servem com coração sincero.
Na verdade não é preciso que tenhamos registrado na Bíblia 366 vezes a expressão “não temas” para nos sentirmos seguros. Quando é o Senhor que está dizendo “não temas”, uma só seria suficiente! Ele não precisa ser relembrado de Suas promessas (Nm 23.19; Hb 6.18). Ele não se esquece dos Seus, nem por um segundo (Is 49.15; Hb 13.5). Ainda assim encontramos perto de uma centena de vezes na Bíblia. Alguns se preocupam mais com o número de vezes que esta expressão aparece na Bíblia do que com o Deus que diz: “não temas!”. Ele é fiel e prometeu sempre estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt 28.20).
Ele estará dizendo para você “não temas” tantas vezes quanto for necessário em sua vida, para que você possa descansar em seus braços de amor. NÃO TEMAS!

------------------------------

    Resolvi adicionar aqui a minha resposta ao comentário do querido Pb. Edson Zaion, adicionado a este artigo, pois penso que será proveitoso para o nosso conhecimento das Escrituras.
     O comentário diz: Gostaria de acrescentar um comentário do nosso irmão Luiz Fontes, um tremendo erudito, para Glória de Deus: Segundo alguns eruditos a expressão “não temas” que no hebraico é yare’ ocorre 305 vezes. Segundo esses estudiosos, quando voce soma todos os equivalentes desse termo como uma promessa dos cuidados protetores de Deus para Seu povo chegamos a 365 vezes.

     Minha resposta: Respondendo ao seu comentário, penso que seja importante fazer algumas importantes considerações:
   1) A expressão “não temas” e algumas de suas variantes no AT vêm do verbo hebraico “yârê'” (um verbo que significa “temer, respeitar, reverenciar, ter medo, ser temido, causar medo, assustar” – sendo que as traduções mais comuns são “sentir medo, temer, temer a Deus”), mas algumas referências são a tradução do verbo hebraico “‛ârats” (tremer, pavor, medo, temor, estar apavorado, etc.), que aparece 17 vezes no AT e algumas vezes é também traduzida como “não vos atemorizeis” (Dt 31.6), “espanto” (Is 8.13), “espantar” (Is 2.19), “temer a Deus” (Is 29.23) dentre outros.
    2) No NT a expressão “não temas” é a tradução do termo grego “phobeō” (causar medo, aterrorizar, amedrontar) e seus derivados. O termo “phobeō” aparece mais de 90 vezes. Seus sinônimos são “sébomai” (reverenciar) e “trémō” (tremer).
    3) Como pode ser visto nos pontos acima, a Bíblia usa diferentes termos, seja no hebraico como no grego, para a expressão não temas e suas variantes (não temais, não vos atemorizeis, não tenhas medo, etc.).
   4) Uma das regras fundamentais da hermenêutica diz: “É fundamental tomar as palavras no sentido que indica o conjunto da frase”. Apesar do significado do texto estar ligado tanto ao contexto imediato como ao seu contexto remoto, convém destacar que o significado de “uma palavra” no texto vai ser definido pelo seu contexto imediato. Palavras iguais podem ter significados diferentes em contextos diferentes. Outras passagens (contexto remoto ou geral) podem nos ajudar a determinar os vários significados possíveis de uma palavra, mas apenas o contexto imediato pode restringir as possiblidades para chegar ao verdadeiro significado da palavra. Cada palavra tem muitos significados, e o significado aplicado pelo autor vai depender do contexto imediato da passagem. Um exemplo claro, é a palavra hebraica “rûach”, que aparece mais de 500 vezes no AT e que pode ser traduzida como “Espírito [do Senhor]” (Gn 1.2; 6.3, 1Sm 19.20; etc.) , “espírito [humano]” (Gn 26.35; 41.8; 45.27; etc.), “espirito [maligno]” (1Sm 16.16,23; 18.10; 19.9); “vento” (Gn 8.1; Ex 10.13; Sl 104.3, etc.),  “fôlego [de vida]” (Gn 6.17; 7.15; etc.); “lado” (Jr 52.23; Ez 42.16-19), dentre outros significados. A mesma coisa acontece com o termo grego “pneuma” no NT, podendo significar “Espírito [Santo]” (Mt 1.18; At 15.28; 1Co 12.4; etc.), “espírito [humano]” (Mt 5.3; 26.41; Lc 1.47; etc.), “espírito [imundo]” (Mt 12.43; Mc 1.23,26; etc.), “vento” (Jo 3.8), dentre outros.
  5) Concluindo, se juntarmos todas as referências do AT onde aparece o verbo hebraico “yârê'” teremos uma coletânea de versículos que tratam de assuntos diversos e diferentes entre si, como: “temer, respeitar, reverenciar, ter medo, ser temido, causar medo, assustar”. Dificilmente poderíamos tomar todas as referências do verbo hebraico “yârê'” como uma promessa de Deus, pois não é esta a intenção do escritores bíblicos que a usam com diferentes sentidos. Na verdade as melhores traduções da Bíblia (seja em português, inglês ou outra língua) tem como objetivo facilitar a nossa compreensão traduzindo estas palavras no sentido pretendido pelo escritor bíblico, com base no seu contexto imediato e lógico. Assim, seria mais acurado pesquisar o assunto “não temas” utilizando o sentido pretendido (e seus semelhantes) e não com base em uma única palavra, visto que esta palavra pode ter sentido diferentes em diferentes passagens bíblicas.

39 comentários:

  1. Amei Pastor o seu esclarecimento, foi muito válido. Que o Senhor continue sempre te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Muito Valido sua pesquisa... Busquei na internet está informação exatamente por ter certeza de que existia um " não temas " para cada dia...

    E com certeza apenas um já seria suficiente...

    Deus o abençoe.. Luciene MG

    ResponderExcluir
  3. Olá amado pastor, gostei muito de sua palavra. Agora eu gostaria de esclarecer outra grande Dúvida. É sobre a seguinte pergunta: "Qual é o nome de homens que mais aparece na Bíblia?" Eu já ouvi todos dizerem até hoje que é o nome de DAVI, inclusive na internet há muitos sites dizendo que são 1105 vezes, mas eu tenho dúvidas, pois pesquisei na
    Bíblia eletronica do meu computador só consta 898 vezes. E já o nome JESUS no meu computador apareceu 939 vezes, e eu tenho a Biblia digital,
    gostaria que o sr pastor me ajudasse nesta questão.

    ResponderExcluir
  4. mas pastor, na bíblia está escrito, NÃO TEMAS, e está escrito: NÃO SE ATEMORISE, e em outra forma que leva a entender Deus dizendo: NÃO FIQUE COM MEDO. Então, nós temos que observar isso também.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a todos que têm visitado nosso blog e, principalmente deixado seus comentários.
    Com relação a não ter usado outras palavras sinônimas como, não se "ATEMORIZE", se dá pelo fato que o ocorrência destas é muitíssimo pequena. Para o sinônimo em questão só há 3 referências, isto em algumas versões da Bíblia em português, mas como fiz a pesquisa também em várias versões no inglês, estas mesmas referências já estavam inclusas.
    Com relação a dúvida sobre qual nome aparece mais vezes na Bíblia, também poderemos encontrar números diferentes de versão para versão, visto que a maioria das traduções, não traduz palavra por palavra, visto que se assim o fizessem a tradução seria imcomprensível. Qualquer um que tenha tentado traduzir qualquer pequena frase para uma outra língua perceberia isto logo.
    Abaixo deixo, de maneira resumida algumas informações sobre isto:
    Na King James Version ou a Versão do Rei Tiago(a mais usada e apreciada no inglês) o nome DAVI aparece 1073 vezes, mas como disse pode haver variações em outras versões da mesma ou em outra língua. Preferi usar esta por ser uma das maiores referências no mundo. Na mesma versão KJV, o nome de JESUS aparece 977 vezes. Lembrando que o nome Davi aparece tanto no AT e NT, mas Jesus somente no NT.
    Espero ter ajudado um pouco.
    Abraços a todos,
    Pr. Paulo Henrique

    ResponderExcluir
  6. poxa, gostei mt desta observação do senhor. E, sim. Confesso q muitas vezes orientei pessoas dizendo q havia 366 "não temas" na bíblia. E agora pesquisando sobre esta afirmação, percebi q era falsa. Pois, só achei menos de 100.
    Mt bacana esta colocação do senhor.
    Um grande abraço, permaneça na fé!!!

    ResponderExcluir
  7. muito boa a resposta... ia até comentar sobre as 366 vezes a palavra não temas, achando que seria isso mesmo, mas busquei na internet e tirei minha duvida.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom!!!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  9. ola, pastor Paulo Henrique. eu sou Hércolis Marcos, e gostei de sua explicação sobre o número de vezes que aparece a palavra "Não Temas", na biblia sagrada. Deus o abençoe, neste projeto missionário. Também tenho um blog, se puder, dê uma olhada. WWW.HERCOLISMARCOS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  10. A paz do Senhor meu caro Pr. Paulo sou Uiliton evangelista e amei o seu esclarecimento é bom saber que existem homems de Deus como o Senhor dando esclareimento ao povo de Deus, um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Gostei de relembrar que APENAS UMA PALAVRA de DEUS à nossas vidas JÁ faz TODA a diferença, e realmente sua pesquisa esta correta, estou pesquisando exatamente quantas vezes aparece a expressão "não temas". Graças à Deus que há ministros que manejam bem a palavra e falam o deve ser. Deus continue abençoando-os Amém

    ResponderExcluir
  12. Parabens pastor;
    Suas informações foram uma benção, que o Deus de toda sabedoria continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  13. Paz do Senhor Jesus.
    Muito proveitosa e esclarecedora sua pesquisa, Pastor. Isso nos faz lembrar os crentes de Beréia que conferiam tudo. Que Deus possa abençoá-lo grandemente e dando lhe muita sabedoria no seu digno ministério.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Paz do Senhor pastor Paulo, muito abençoadora sua explicação, sempre tive dúvidas a esse respeito e em minha vida sempre coloquei a Palavra de Deus como autoridade absoluta em assuntos de fé e conduta. Não podemos permitir que títulos ou personalidades tenham maior peso que as Sagradas Escrituras. Acessei hoje a internet exclusivamente com esse propósito e foi imensa minha alegria ao constatar que a verdade sempre prevalece. Se o assunto não se enquadra como uma doutrina fundamental ou não chega a ser heresiaa, no minimo é um acréscimo à Bíblia Sagrada. Devemos nos precaver contra os detalhes, pois uma coisa difícil é um amontoado de coisas fáceis. Que Deus continue abençoando sua vida, família e ministério.

    ResponderExcluir
  15. Este é o papel do MESTRE. Levar conhecimento, esclarecer dúvidas e zelar pelo bom conhecimento.
    Parabens Pr Paulo pelo seu trabalho. A internet é valioso instrumento que deve ser utilizado pela comunidade evangélica que tem a responsabilidade de veicular a VERDADE sobre determinados temas.
    Abraço. Pr Rubem Assis.

    ResponderExcluir
  16. pastor joao muniz sp29 de dezembro de 2010 03:19

    pastor paulo a paz do senhor.. todo esclarecimento é bem vindo, pois o povo de DEUS erra por falta de conhecimento.e muitos ainda hoje comete esse equivoco.. louvo a Deus por sua preocupação em esclarecer a todos desta dúvida..

    ResponderExcluir
  17. pr. paulo cesar gonçalves2 de janeiro de 2011 09:12

    a paz do Senhor Jesus hoje falarei a igreja sobre este assunto e todas as vzs repetimos o q ouvimos sem nos certificarmos se aquilo realmente procede , agradeço pela sua preocupação em manter o povo de Deus bem informado , sou pr. paulo cesar , pr auxiliar no bairro fonte grande em contagem mg , que 2011 seja repleto de Deus em sua vida e familia.

    ResponderExcluir
  18. Muito esclarecedor parabens, que o SENHOR JESUS continue te usando.

    ResponderExcluir
  19. paz do senhor Jesus pr,se eu tinha alguma duvida ela acabou hoje,pois um tempo atraz eu ouvir dizer q havia 366 vezes não temas,e eu fiquei inkbulada com isso,pois eu não percebia tanto,então pr eu pensei:preciso ler mais a biblia,e assim não encontrei.a biblia diz que não podemos ter duvidas em isso em relação a palavra de Deus,obrhda Deus por sua vida.que Ele continue a te abençoar.

    ResponderExcluir
  20. Pr. Paulo,
    Estava pensando em fazer uma alusão desse dito que há 366 citações de "não temas" na Bíblia, na reunião de hoje, do Grupo Familiar. Já fiz essa afirmação em outras oportunidades e da mesma forma que ouvi de outras pessoas eu passava adiante, qual seja: 365 vezes para cada dia e mais uma vez para os anos bissextos. Porém, desta vez fiquei meio incomodado e fui logo pesquisando num aplicativo da Bíblia virtual, concluíndo não passar de 100 vezes. Em seguida dei uma googlada, deparando-me com a sua abençoadora explicação. Parabéns e que Deus continue te usando poderosamente.
    Abraço Fraterno,
    Abel Almeida Campos
    Planura / MG

    ResponderExcluir
  21. Boa Noite, a Paz de Cristo Jesus!
    Hoje escrevendo para postagem no blog http://wwwcompartilhar.blogspot.com/2011/05/versiculos-do-dia-nao-temas-cre-somente.html
    mesmo nunca usando recurso de busca para textos, as vezes faço busca sobre curiosidades biblicas e profecias (e quando as cito deixo sempre o link da autoria), e, a tarde fui abençoada nesta busca, vindo a visitar este blog tão abençoado! que já estou a seguir.
    Informo que tomei a liberdade de citar este artigo na postagem feita hoje (link supra), pois como me foi edificante quiz compartilhar com meus leitores, no entanto deixei vosso link, se foi incoveniência de minha parte peço que me informem para que tome as providências- email: maebatatinha-sp@hotmail.com; bem como, se possível, que visite o blog, para possíveis criticas, que serão bem vindas, para crescimento e edificação, tanto de minha pessoa, como dos leitores do blog que é unicamente para divulgar a Palavra de Deus! Sendo que não tenho nunhum 'cargo' ou 'ministério' onde congrego, sendo apenas uma serva do Senhor, digo que até infiel, mas ansiosa em divulgar Sua palavra e intercessora por Sua Graça e misericórdia, assim sempre atenta a exortações.
    Que Deus continue a abençoar sua vida e de sua familia, para que continuem sendo usados como canal de bençãos por ELE.
    Isabel.

    ResponderExcluir
  22. Esta duvida acabou de me aparece, fiz uma rápida pesquisa e encontrei seu artigo pois também achei "Conveniente" tal conhecidencia. Tipo para afagar o coração de que ouve. Concordo contigo, contanto que tenha fé na palavra uma vez é mais do que suficiente para mantermos nossa esperança no autor e consumador de nossa fé. Abs

    ResponderExcluir
  23. Gostamos muito do seu blog! Aprendemos muito com seu texto. Deus te abênçõe!

    ResponderExcluir
  24. A paz do Senhor.
    achei muito precioso o comentário, pois escutamos nos púlpitos de nossas igrejas, não só esse, mas vários outros comentários inverídicos, como o que o sol e a lua vistos por José em seu sonho representam seu pai e sua mãe.
    um grande abraço.
    Deus abençoe seu ministério.

    ResponderExcluir
  25. A Paz do Senhor,
    temos que correr sempre atráz da verdade, que Deus te abençoe, e que todos possam parar de se apegar a números de vezes, mais sim a essência da Palavra e preocupar se as pessoas estão sendo direcionadas a Salvação que é o que Deus espera de cada um de nós. Amém.

    ResponderExcluir
  26. OLA PASTOR,APAZ DO NOSSO SENHOR ESTEJA COM O SENHOR E TODA SUA FAMILIA,TEM 12 ANOS QUE SOU CONVERTIDO E SEMPRE OUVI QUE ERAM 366 DIAS,MAS AGORA SEI DA VERDADE,E A BIBLIA FALA MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO,QUE DEUS CONTINUE SEMPRE TE USANDO PASTOR HENRRIQUE,A PAZ DO SENHOR.
    WALLAS DE GOIANIA GO.

    ResponderExcluir
  27. Sou pastor - A paz do Senhor Jesus pastor, excelente a sua explicação sobre o "não temas, não temais" ou outras palavras sinonimas, entendo que tudo isso podemos substituir por Mateus 28.20 que assin disse o Senhor Jesus:...eis que estarei covosco todos os dias,,," Estamos protegidos e seguros pela presença de Deus conosco... Já que somos templo do Seu Espírito... Amém! Sou pastor evangélico

    ResponderExcluir
  28. gostei da pesquisa,que o senhor possa te abençoar em toda a sua caminhada nessa luta contra as hostis,vou repetir sua frase,,,"não temas" Deus vai te dar vitória e seus galardões vão estar bem guardados no cé..a paz do senhor...

    ResponderExcluir
  29. obrigado pastor por ter se dedicado a essa pesquisa,porque eu sempre dizia sobre as 366 nao temas isso por ouvir de outros,mas agora to feliz de saber a verdade Deus te abençoe.nao temas.

    ResponderExcluir
  30. Obrigado meu amado por sua pesquisa eu estava falando errado sobre as 366 nao temas,isso foi por ouvir de outros e nao pesquisar,agora to esclarecido de tal assunto.obrigado Deus abençoe poderosamente em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  31. nossa as vezes falamos algumas coisas que os outros falam que acaba sendo erronio da nossa parte, eu mesmo disse uma série de vez, que tinha um não temas pra cada dia no ano
    aff acho que temos que tomar mais cuidados com que falamos a cerca da palavra de Deus. valeu gostei da resposta apaz do Senhor a todos.

    ResponderExcluir
  32. Muito bom! Pastor Parabéns pela pesquisa bem fundamentada. Nós que pregamos a palavras realmente temos que ter cuidados antes fazer ou repetir afirmações vagas, principalmente quando se refere À Bíblia. No caso das 366 vezes, acho que já se torna até uma crendice, que bom que agora caiu por terra.
    Estou outra dúvida: estou pesquisando a primeira e a última vez que a Palavra família aparece na Bíblia. Encontrei em Gen. 10:05 e Heb. 11:7. Poderia verificar, verificar, por favor?

    ResponderExcluir
  33. Graça e Paz, pastor Paulo.
    Republiquei sua pesquisa em meu blog, com todos os créditos. Acrescentei apenas uma pesquisa que fiz na tradução do Almeida(ARA)que segue abaixo. Infelizmente não é somente os cristãos que estão sendo usados como marionetes, tem líderes que também o são. Esse negócio de "repete para seu irmão do lado", virou uma febre, um jargão que não acrescenta nada a nossa vida espiritual.

    Segue estudo:
    Eu, Edson, acrescento a pesquisa do pastor Paulo Henrique, a versão que considero a melhor que é a João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada, onde aparece 97 vezes:

    * não temais = 35 vezes

    * não o temais = 2 vezes

    * não temas = 58 vezes

    * não os temas = 1 vez

    * nem temas = 1 vez

    Deus abençoe.
    Pb Edson

    ResponderExcluir
  34. Parabéns Pastor, muito bem explicado... Sou católico e mesmo na Bíblia Católica, que tem mais livros que as demais Bíblias não se encontram essa quantidade de citações da expressão epigrafada. Concordo plenamente que não devemos apenas repetir algo que lemos, ouvimos ou até mesmo vimos, principalmente em se tratado da palavra do Senhor...Infelizmente pessoas esoterizam até isso...

    ResponderExcluir
  35. GRAÇA E PAZ PASTOR, TAMBÉM SOU PASTOR E PROCURO ESTAR SEMPRE ATENTO AO QUE LEIO OU ESCUTO MUITO BOA A SUA PESQUISA QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.
    PR. RONALDO.

    ResponderExcluir
  36. PORQUE SE PREOCUPAR COM QUANTAS VEZES DEUS DIZ NÃO TEMAS?
    QUALQUER UM DE NÓS PODERÍAMOS AFIRMAR QUE SÃO 365 A PALAVRA "NÃO TEMAS", AFINAL, UMA SÓ BASTA PARA SERVIR PRO ANO INTEIRO POIS DEUS REVELA A SUA PALAVRA A CADA UM DOS SEUS DE FORMAS DIFERENTES. A UM ELE PODE DIZER NÃO TEMAS...A OUTRO ELE PODE DIZER VAI NESTA SUA FORÇA VARÃO VALOROSO...DARIA ATÉ MUITO MAIS QUE 365 AMÉM AMADOS.

    ResponderExcluir
  37. Gostaria de acrescentar um comentário do nosso irmão Luiz Fontes, um tremendo erudito, para Glória de Deus:

    Segundo alguns eruditos a expressão “não temas” que no hebraico é yare’ ocorre 305 vezes. Segundo esses estudiosos, quando voce soma todos os equivalentes desse termo como uma promessa dos cuidados protetores de Deus para Seu povo chegamos a 365 vezes. Veja o exemplo:
    Deuteronômio 18.22: “Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele”.
    Deuteronômio 20.3 “e dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje, vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; que não desfaleça o vosso coração; não tenhais medo, não tremais, nem vos aterrorizeis diante deles”,
    João 14.27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.
    Ainda temos uma outra palavra no hebraico que é ‘arats que junta com o negativo significa “não te estremeças”. Este temos ocorre 5 vezes no A. T. Veja abaixo:
    Deuteronômio 1.29: “Então, eu vos disse: não vos espanteis, nem os temais”.
    Deuteronômio 7.21: “Não te espantes diante deles, porque o SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, Deus grande e temível”.
    Deuteronômio 20.3: “e dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje, vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; que não desfaleça o vosso coração; não tenhais medo, não tremais, nem vos aterrorizeis diante deles”,
    Deuteronômio 31.6 “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará”.
    Josué 1.9: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.
    Não são 365 versículos e sim 365 vezes. Pode ser que num versículo vc vai encontrar mais de uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo ao seu comentário, penso que seja importante fazer algumas importantes considerações:
      1) A expressão “não temas” e algumas de suas variantes no AT vêm do verbo hebraico “yârê'” (um verbo que significa “temer, respeitar, reverenciar, ter medo, ser temido, causar medo, assustar” – sendo que as traduções mais comuns são “sentir medo, temer, temer a Deus”), mas algumas referências são a tradução do verbo hebraico “‛ârats” (tremer, pavor, medo, temor, estar apavorado, etc.), que aparece 17 vezes no AT e algumas vezes é também traduzida como “não vos atemorizeis” (Dt 31.6), “espanto” (Is 8.13), “espantar” (Is 2.19), “temer a Deus” (Is 29.23) dentre outros.
      2) No NT a expressão “não temas” é a tradução do termo grego “phobeō” (causar medo, aterrorizar, amedrontar) e seus derivados. O termo “phobeō” aparece mais de 90 vezes. Seus sinônimos são “sébomai” (reverenciar) e “trémō” (tremer).
      3) Como pode ser visto nos pontos acima, a Bíblia usa diferentes termos, seja no hebraico como no grego, para a expressão não temas e suas variantes (não temais, não vos atemorizeis, não tenhas medo, etc.).
      4) Uma das regras fundamentais da hermenêutica diz: “É fundamental tomar as palavras no sentido que indica o conjunto da frase”. Apesar do significado do texto estar ligado tanto ao contexto imediato como ao seu contexto remoto, convém destacar que o significado de “uma palavra” no texto vai ser definido pelo seu contexto imediato. Palavras iguais podem ter significados diferentes em contextos diferentes. Outras passagens (contexto remoto ou geral) podem nos ajudar a determinar os vários significados possíveis de uma palavra, mas apenas o contexto imediato pode restringir as possiblidades para chegar ao verdadeiro significado da palavra. Cada palavra tem muitos significados, e o significado aplicado pelo autor vai depender do contexto imediato da passagem. Um exemplo claro, é a palavra hebraica “rûach”, que aparece mais de 500 vezes no AT e que pode ser traduzida como “Espírito [do Senhor]” (Gn 1.2; 6.3, 1Sm 19.20; etc.) , “espírito [humano]” (Gn 26.35; 41.8; 45.27; etc.), “espirito [maligno]” (1Sm 16.16,23; 18.10; 19.9); “vento” (Gn 8.1; Ex 10.13; Sl 104.3, etc.), “fôlego [de vida]” (Gn 6.17; 7.15; etc.); “lado” (Jr 52.23; Ez 42.16-19), dentre outros significados. A mesma coisa acontece com o termo grego “pneuma” no NT, podendo significar “Espírito [Santo]” (Mt 1.18; At 15.28; 1Co 12.4; etc.), “espírito [humano]” (Mt 5.3; 26.41; Lc 1.47; etc.), “espírito [imundo]” (Mt 12.43; Mc 1.23,26; etc.), “vento” (Jo 3.8), dentre outros.
      5) Concluindo, se juntarmos todas as referências do AT onde aparece o verbo hebraico “yârê'” teremos uma coletânea de versículos que tratam de assuntos diversos e diferentes entre si, como: “temer, respeitar, reverenciar, ter medo, ser temido, causar medo, assustar”. Dificilmente poderíamos tomar todas as referências do verbo hebraico “yârê'” como uma promessa de Deus, pois não é esta a intenção do escritores bíblicos que a usam com diferentes sentidos. Na verdade as melhores traduções da Bíblia (seja em português, inglês ou outra língua) tem como objetivo facilitar a nossa compreensão traduzindo estas palavras no sentido pretendido pelo escritor bíblico, com base no seu contexto imediato e lógico. Assim, seria mais acurado pesquisar o assunto “não temas” utilizando o sentido pretendido (e seus semelhantes) e não com base em uma única palavra, visto que esta palavra pode ter sentido diferentes em diferentes passagens bíblicas.

      Excluir